segunda-feira, 17 de junho de 2013

ATIVIDADE: MÓDULO 3

CURSO: “FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA:
MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO”

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO- REGIÃO DE MARÍLIA

v PLANO DE AULA
PROFESSORES: Grupo 2
“Os NÚMEROS envolvem as noções de contagem, medida e representação simbólica, tanto de grandezas efetivamente existentes quanto de outras imaginadas a partir das primeiras (...)”CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS, ENSINO FUNDAMENTAL – CICLO II E ENSINO MÉDIO

T E M A: NÚMEROS

CONTEÚDO: NÚMEROS INTEIROS

Objetivos
      Reconhecer números inteiros em diferentes contextos, cotidianos e históricos
      Localizar números inteiros na reta explorando situações problemas que indicam orientação (origem) e deslocamento de pontos

Justificativas
      Levar o aluno a aprendizagem significativa dos números positivos e negativos em situações problemas em seu cotidiano.
      Compreender o significado da reta numérica para aplicar na construção do plano cartesiano e elaboração de gráficos.
      Conferir significado às quantidades negativas.
      Reconhecer a existência de números em dois sentidos a partir do zero enquanto para os naturais a sucessão acontece num único sentido.
Competências: “Leitora e Escritora”
   Grupo I: Competências para Observar
Grupo ll:Competências para Realizar
Grupo lll: Competências para Compreender

Habilidades necessárias
       Conhecer os números que representam o conjunto dos números inteiros
       Saber posicionar os números positivos à direita na reta e os negativos à esquerda
       Localizar números inteiros na reta numérica
       Reconhecer números simétricos, como números que possuem a mesma distância em relação ao zero
       Comparar números inteiros em relação à posição na reta numérica quando mais à direita maior será o valor numérico.

Desenvolvimento e ou procedimentos
      Utilizar as narrativas históricas matemáticas como um recurso de motivação e estímulo pelos saberes matemáticos
      Apresentar situações significativas e pontuais que contextualizem o assunto em questão
      Propor situações problemas desenvolvendo o raciocínio e favorecendo a argumentação dos alunos
      Proporcionar atividades de maneira que favoreça a interatividades entre os alunos que cooperem entre seus pares favorecendo a aprendizagem
      Utilizar recursos tecnológicos e jogos disponíveis  auxiliando na contextualização dos conceitos

Recursos Metodológicos
§  Textos: Narrativas históricas da Matemática
§  Sala de informática, Data-show
§  Régua, Lousa, Giz colorido
§  Calculadora
§  Cartolina, Papel Cartão, Pincel Atômico
§  Resolução de situações problema
§  Uso de jogos
§  Tecnologia da Informação
Avaliação
A avaliação será realizada durante todo o processo de ensino e aprendizagem, verificando a atuação e aproveitamento de cada aluno individualmente e ou em grupo e aplicação de resoluções de situações problemas coerentes aos objetivos propostos.

Recuperação “CONTÍNUA”
A recuperação é contínua, ou seja, na constatação de defasagem na aprendizagem, retomaremos os conteúdos  essenciais não  dominados  utilizando estratégias diferenciadas para  que  realmente o  conteúdo  significativo  seja  desenvolvido por todos  os alunos.

Fontes de apoio pedagógico:
      CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS, ENSINO FUNDAMENTAL – CICLO II E ENSINO MÉDIO
      Caderno do Professor (Ensino Fundamental)
      Livro: A Conquista da Matemática, José Rui Giovanni Jr., Benedicto Castrucci







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