Nesta atividade cada integrante do grupo deveria escrever um depoimento sobre suas experiências com a palavra escrita. Conheça os depoimentos de cada participante.
Gleicy
Aprendi a ler e escrever com
facilidade, foram diversos livros que conheci, alguns me fizeram chorar, outros
me fizeram rir, teve livros que me deixaram dúvidas, não sei se compreendi, mas
sei que todos os livros me ensinaram refletir. Um momento marcante, de vários
que tenho relacionados com a leitura e a escrita, ocorreu em 2009, quando meu
filho Gabriel leu pela primeira vez. Ele estava sentado no meu colo, é
indiscritível tamanha felicidade que vivi naquele momento, quando percebi que
ele já conseguia juntar as sílabas, formando assim, as palavras. Foi lindo e
emocionante. De fato, a leitura é fonte de conhecimento, imaginação e
criatividade.
Ibrahim
Eu aprendi a ler olhando livros a cadernos dos meus
irmãos mais velhos gostava muito de olhar os cadernos deles a escrever,
era um sonho meu crescer mais rapido para entrar na escola, com isso entrei na
escola alfabetizado.
Eu me lembro de ter lido varias pequenas histórias,
mas como livros de histórias, os primeiros eram aventuras de Simbad, e mil e
uma noites, tinha 8 anos de idade quando li esses dois livros.
Atualmente eu gosto de ler artigos científicos,
pesquisar e ler sobre assuntos da informática pela rede da internet.
Acredito que o
livro não representa grande parte na vida das crianças de hoje, eles querem pesquisar na
internet, usar computadores, celulares, e tablet. Então temos que usar essas
ferramentas e explorar o máximo para contribuir no ensino moderno
Irene.
Meus primeiros anos de escola foram na zona rural. Os professores sempre me incentivavam a ler, pois gostava de recitar nas datas comemorativas com poesias e textos propostos. Também elaborava textos de gravuras apresentadas por eles (professores) e isso me estimulava a pensar e a escrever. Esse foi o início pelo gosto da leitura e escrita. Ainda na época escolar lembro-me que lia livros para fazer resumos e apresentações das interpretações para a classe. Hoje, gosto de ler livros de vários assuntos e diversos autores, apesar de não ser uma leitora assídua. Sempre que possível, utilizo textos procurando incentivar os alunos a ter o hábito da leitura, e desse modo, complemento as atividades dadas em aula.
Ivete
Minha
mãe é sem dúvida a maior responsável pelas lembranças mais importantes sobre
leitura e escrita em minha vida. Uma mulher , que por falta de oportunidade
não estudou, mas mesmo sabendo ler com dificuldade, nunca nos poupou do
contato com os livros. Lembro-me do vasto repertório que tinha quando morávamos
no sítio e ela preenchia nossas noites com inúmeras histórias , a maioria delas
do imaginário popular: histórias de assombração, lendas e histórias infantis.
Sentávamos todos ao seu redor e deixávamos a imaginação viajar, éramos cinco
filhos, e às vezes alguma visita. Quando mudamos para cidade ela nos comprou uma
coleção com vários clássicos da literatura infantil: João e Maria, Ali
Babá e os 40 ladrões , Branca de Neve e muitas outras. Adorava ouvir as
histórias e ver as ilustrações, me sentia como um personagem .Não me esqueço
também da coleção “Disquinho “, que os mais novos não conheceram, mas eram
disquinhos de vinil coloridos com historinhas narradas e
reproduzidas na vitrola. Hoje adoro ler para meus aluninhos da Educação
Infantil , leio todos os dias , poesia, contos, histórias; procuro
oferecer a eles um pouco da experiência que tive com a leitura. Gosto de ler de
tudo, desde artigos, reportagens ,poesias, romances e livros sobre educação.
Dos livros que li sempre tirei algum aprendizado, sempre que posso pego algo
para ler. Meu último livro foi “ A escolha de Sofia” , de Willian Styron,
recomendo. Estou lendo “ Aula nota 10 “ de Doug Lemov, meu próximo livro será “
A Soma e o Resto” de Fernando Henrique Cardoso.
Jacqueline
Olá para todos!!! Como eu já havia comentado no
fórum módulo 1: eu "cresci" ouvindo histórias contadas por minha
Mamãe e por minha Vovó Materna e por isso me tornei uma leitora, fui
buscar os livros, as histórias. Cada pessoa em diferentes fases de suas vidas
tem suas preferências leitoras e o prazer em ler começa por aí: quando a
história de certa maneira te envolve, encanta, fascina. Eu gosto sempre de
estar lendo um livro, de estar "vivendo" uma
"história" porém, não me importo muito com a quantidade de
livros que eu “preciso” ler em um ano, mês ou semana, mas com os sentidos, com
os significados e importância do que eu leio. Terminei esta semana de ler
o livro “O Nome Da Rosa” de Umberto Eco. Também gosto de ler jornais,
revistas e sites como fontes de informação, pesquisa, conhecimento sempre
dentro que for possível e ou necessário. A leitura é uma grande aliada da
escrita: na ortografia, no contexto, nas argumentações. Na escola considero
importante trabalhar com os alunos a questão da valorização da leitura, pois
quando eles lêem um problema rapidamente (mesmo que feitas as traduções da
linguagem matemática), se não respeitam pontuações, normalmente acabam tendo
dificuldades no entendimento da questão e ainda se for uma questão com um
grande número de informações, se perdem no contexto, não conseguem entender o
que realmente precisam solucionar: não sabem o que tem e nem o que buscam. A
mesma questão quando lemos para os alunos respeitando os padrões de leitura
parece outra questão, as informações parecem fluir. Seja com uma narrativa
histórica da Matemática, com uma sugestão de livros, de textos, ou mesmo
situações problemas procuro incentivar os alunos à leitura, tento passar para
eles o que de maravilhoso a leitura trás para mim.
Oi Ivete, também tive a coleção disquinho,nem me lembrava.
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